COMENTÁRIOS -Tocatas e Preces
Músicas tocadas no concerto de Páscoa
21 de abril de 1999
Paróquia Martin Luther
Organista: Anne Schneider
Toccata |
Uma das mais antigas
formas de composição para instrumentos de tecla. A sonata generalizou-se a todos os
instrumentos e tomou proporções diferentes da tocata, que se conservou exclusivamente
num só andamento, pode-se dizer, com harmonias sonoras, cheias e via de regra, muito
virtuosismo. Prière - é um pedido, oracão, súplica em francês. Houve épocas, como no
início do sec.18,em que a corte prussiana em Potsdam, ditava a moda da língua e do gosto
francês e assim também em outros lugares do mundo. A música também foi influenciada.
Muitos termos nesta língua persistem até hoje. As prières francesas são famosas e como
todas as preces, são momentos de reflexão ou meditação. Algo mais delicado, suave e
doce para contrastar com a alegria, rapidez e explosão das toccatas. |
|
JOHANN PACHELBEL |
O grande talento de
Nürenberg foi organista em Viena, Stuttgart, Eisenach - onde conheceu a família Bach - e
Erfurt. Admirador de Buxtehude, sem contudo imitá-lo, era um metodista que procurava
estender melodia a todas as vozes da polifonia. Esta tocata é bem curta (2minutos), e se
carateriza por ter igual formula ritmo - melódica por 11 compassos não tão rápidos
como em outras Tocatas. Em mi menor. |
|
JOSÉ CARLOS AMARAL
VIEIRA |
O jovem compositor e pianista de São
Paulo está se tornando cada vez mais reconhecido por seu trabalho no mundo inteiro.
Importantes obras para órgão brasileiro são de sua autoria. Esta tocata lembra os
modelos barrocos no uso de seqüências de motivos melódicos curtos. Possui 2 partes
principais com uma sub- divisão na 1.parte tipo cantilena suave. Vai para o fim em
escalas ascendentes num afirmativo Dó M e caráter de livre tocata. |
|
HEDWIGES CHRÈTIEN |
Aluna predileta de César Franck. Em
1924 foi promovida ao Conselho da Sociedade de Música da França, na companhia inclusive
de Gigout. Ganhou o 1º Prêmio de Fuga, e isto foi de relevância por ter sido a 1ª vez
que o prêmio foi dado a uma mulher. É ela a autora dessa suave prece. |
JOHANN SEBASTIAN BACH |
É ele o grande gênio da música para
órgão em todos os tempos. Ainda hoje em Leipzig, na "Thomaskirche" onde estão
seus restos mortais. Lá pode-se notar a atração que ele ainda exerce nas
pessoas que se aglomeram desde a abertura da igreja até a hora do fechamento. Esta tocata
vem junto com uma fuga, mas pode ser tocada avulsa. Certamente é sua obra mais conhecida
e tudo indica ter sido escrita para o dia de Pentecostes (os Atos dos Apóstolos contam
que veio do céu um ruído tal que encheu a casa, etc). Seria a descrição de um temporal
com raios, trovões, o redemoinho do vento e os pingos d'água. É da sua juventude, breve
e impetuosa. |
EUGÈNE GIGOUT |
Admirador de Bach, esse organista
francês de abundante produção, sucedeu Guilmant como professor no Conservatório de
Paris. Esta obra é tirada das "10 Pecas", se organiza como um movimento
perpétuo. Em
certo momento, coloca o tema no pedal. Ela impressiona por sua coerência, economia e
senso de proporção. |
|
LEON BOELMANN |
Foi aluno de seu tio, Gigout. Ele é
uma espécie de etapa entre Franck, Widor e Vierne. Esta Suite op.25, agrupa peças de
características diferentes. Ouviremos as 2 últimas, a Prece à Nª Senhora em Lá bM,
embalada na sua doçura, e a Toccata em dó M sobre um perpétuo móbile com motivo
dramático. Uma 2ª idéia mais lírica e ascendente finaliza com sólido duplo pedal. |
|
ALEXANDRE GUILMANT |
Veio de família de organeiros e
organistas, como excelente virtuoso, conhecido também no estrangeiro. É mais um
admirador de Bach. Daí partiu para sua própria maneira e época de fazer música. São
famosas suas Sonatas, e as peças livres, como esta prece, onde, no final, o dedo polegar
direito do organista fica dependurado num manual, enquanto o resto dos dedos fica
segurando o acorde no teclado de cima. |
|
CHARLES-MARIE
WIDOR |
Famoso organista francês que inaugurou
o grande órgão da Notre Dame e fez carreira pela Europa. Entre suas várias obras possui
10 sinfonias (esta é a parte final de sua 5.sinfonia). Foi a tocata mais popular do
séc.19. Usa harpejos pontuados de acentos rítmicos ininterruptos, o pedal, com largos
intervalos (usando a nota fá 5, o que nem todos os instrumentos possuem), terminando com
toda a força numa nota "catedralesca". |
|
clique aqui para ler o comentário sobre o Concerto de Abertura da III
Série em 16 de abril de 2000 |
|