Batismo

Nossa Fé – Nossa Vida – O Batismo
O grande dom de Deus
Por que batizamos?
Batizamos porque Deus quer dar nova vida a todos. Cristo nos enviou com a tarefa de fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e ensinando-os a guardar todas as coisas que Cristo ordenou. No Batismo em nome do trino Deus nos é oferecida a graça de Deus que nos faz seus filhos e suas filhas e nos motiva a viver em comunidade.
O que Deus nos dá no Batismo?
Pelo Batismo participamos da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós. Somos marcados por sua cruz, que é a vitória sobre o nosso fracasso e o ponto de partida para um novo começo.
Aceitos por graça, somos chamados a andar em novidade de vida, oferecendo-nos a Deus como instrumentos de justiça.
Por que batizamos com água?
A água que usamos no Batismo, unida à palavra de Deus, comunica-nos que morremos para o pecado e ressurgimos mediante o lavar regenerador do Espírito Santo, para uma vida nova a cada dia.
Quem é batizado?
Batizamos as crianças, porque a graça de Deus vem ao nosso encontro sem que a tenhamos merecido, solicitado ou entendido. Essa graça quer ser abraçada na fé, tanto por parte dos pais e padrinhos quanto, posteriormente, pela criança. A fé, contudo, é despertada e mantida, até o fim bem-aventurado, pelo Espírito Santo. Neste mesmo sentido, após o devido preparo, também batizamos pessoas adultas, que professam sua fé nesta ocasião. Tal Batismo não requer o ato posterior da Confirmação.
Batizamos na igreja, durante o culto, ou, excepcionalmente, em qualquer outro lugar, mas sempre na reunião com irmãos e irmãs.
Quem batiza?
O sacramento do Batismo é ministrado pelo pastor ou pela pastorada comunidade do batizando. Essa função pode ser delegada a outros obreiros e obreiras ou a um membro da comunidade, devidamente incumbido.
Em caso de emergência, qualquer pessoa cristã pode batizar, observada a presente ordem. Também tal Batismo deve ser inscrito no registro batismal e a criança, em caso de restabelecimento, ser apresentada em culto à comunidade.
Como realizamos o Batismo?
Pela mensagem bíblica conscientizamo-nos da ordem do Cristo ressurreto de fazer discípulos, lembrando-nos de sua promessa de estar sempre conosco.
Deus aceita a pessoa batizada como herdeira da vida eterna e compromete a comunidade a acolhê-la e valorizá-la como membro.
Mencionamos seu nome e a batizamos, com água simples, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Impomos nossas mãos, durante a oração pela bênção, para que Deus a tenha em suas mãos e use nossas mãos para acompanhá-la em seus caminhos.
Quem pode ser padrinho ou madrinha?
Pode assumir a função de padrinho ou madrinha quem foi batizado e professou sua fé, quem vive confiante no trino Deus, participa em sua comunidade e quem tem condições de orientar e apoiar a pessoa batizada na vida e na fé evangélica. É desejável que pelo menos a metade dos padrinhos e das madrinhas seja da IECLB.
Como pai, mãe, padrinhos e madrinhas desempenham sua função?
Confessam sua fé em Cristo; comprometem-se em auxiliar a pessoa batizada na vivência desta fé, introduzindo-a na mensagem bíblica, incentivando-a a confiar, a crer e a amar, e preparando-a para colocar seus dons a serviço. Tudo isto através do seu testemunho e seu exemplo pessoal.
Por que o diálogo pré-batismal?
O diálogo, antes do Batismo, no encontro com os pais, padrinhos e madrinhas, visa prepará-los para sua missão, a fim de que sejam conscientes em sua ação.
O que é a bênção à mãe ou aos pais?
Com a imposição das mãos, abençoamos, em nome de Deus, a mãe e o pai da criança. A bênção compromete-os a ser pai e mãe responsáveis e lembra-os de que podem contar com Deus, seu auxílio e sua proteção.
Quando pode ser negado o Batismo?
O presbitério, com o pastor ou a pastora, pode negar a realização do Batismo, quando este grande dom de Deus é menosprezado por pessoas ignorantes, indiferentes, incrédulas ou que não participam da vida comunitária, fazendo do Batismo um mero costume.
Pode o Batismo ser repetido?
Por causa da fidelidade e santidade de Deus, o Batismo realizado conforme a presente ordem acontece uma só vez na vida. Devemos, no entanto, viver o Batismo diariamente. Mediante o arrependimento, Deus afoga em nós o pecado E, através do perdão, nos faz ressurgir para uma nova vida de fé e amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>